Palestrantes
Belmiro Manuel Pereira da Rocha
Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Pós-Graduado em Gestão e Economia da Saúde, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Desde 2011 – Enfermeiro-Diretor do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE, com a categoria de Enfermeiro Chefe. Presidente da Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação, da Ordem dos Enfermeiros, desde 2012. Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (2 Mandatos, 2008-2012). Convidado pelo Ministério da Saúde (2010) para fazer parte do Grupo de Trabalho Ministerial para elaboração da nova carreira de enfermagem. Enf.° Diretor do Hospital de Nossa Senhora da Ajuda – Espinho, de 2001 a 2005, em dois mandatos. Enf.° dos Órgãos Sociais Nacionais da Ordem dos Enfermeiros, na Comissão Nacional de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação, de 2000 a 2007 (2 Mandatos). Fez parte da Comissão de Acompanhamento da experiência de gestão do Hospital de São Sebastião – Feira, em 1999. Foi Presidente da Federação Concelhia das Associações de Pais de Espinho e membro do Conselho Municipal de Educação de Espinho, de 2009 a 2011.
Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins
Concluiu Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto em 2004. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Publicou 105 artigos em revistas especializadas e 122 trabalhos em actas de eventos, possui 25 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 3 produtos registados, 2 processos e outros 170 itens de produção técnica. Participou em 6 eventos no estrangeiro e 23 em Portugal. Orientou 12 teses de doutoramento e co-orientou 7, orientou 57 dissertações de mestrado e co-orientou 1 nas áreas de Outras Ciências Médicas, Outras Ciências Sociais e Economia e Gestão. Recebeu 6 prémios e/ou homenagens. Entre 2011 e 2014 participou em 2 projectos de investigação, sendo que coordenou 1 destes. Actualmente coordena 2 projectos de investigação. Actua nas áreas de Ciências Médicas com ênfase em Outras Ciências Médicas, Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 474 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: enfermagem, Família, idosos, Gestão, Reabilitação, IRC, Intervenção, qualidade, Avaliação e AVC.
Nohemi Ramírez Gutiérrez
Pós técnico em Rehabilitação. Diplomada em Gerencia de Servicios de Enfermagem, Tanatologia, Desenvolvimento humano, Docência, Enfermagem Pericial, Tics, Investigação em Enfermagem, Bioética e Legislação no pessoal de saúde. Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia.
William Cesar Alves Machado
William César Alves Machado desenvolve estudos sobre saúde e qualidade de vida de idosos e pessoas com deficiência. Em janeiro de 2009, foi nomeado Secretário Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Três Rios (RJ). É autor do livro Vivências e deficiência: recortes da realidade, lançado em 2008 pela Editora Águia Dourada. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Ciências da Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1996). Professor e orientador acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professor e orientador acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências – PPGENFBIO – Doutorado – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professor e Orientador Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar ? Mestrado Profissional (PPGSTEH) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor na Faculdade Vértix – UNIVÉRTIX, campus Três Rios. Tem experiência na área docente e assistencial de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem, reabilitação, enfermagem fundamental, pessoas com deficiência e situações de quase morte. Em janeiro de 2009, nomeado Secretário Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil. Consultor Internacional de Saúde, Reabilitação e Inclusão Social de Idosos e Pessoas com Deficiência. Autor de REABILITAÇÃO: Nômades em busca de sentido para o cuidado de pessoas com deficiência adquirida. Editora CRV, Curitiba, 2018, entre outros.
Lucimar de Paula Rodrigues
Lucimar de Paula Rodrigues é formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e trabalha na reabilitação de pessoas com sequela de lesão medular na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e Neurociências desde 1995. É pós graduada em Assistência de Enfermagem aos Portadores de Lesão de pele pela PUC de Belo Horizonte. Exerce a liderança da equipe interdisciplinar na Unidade Lago Norte – DF, no atendimento a indivíduos no terceiro estágio do processo reabilitatorio
Fabiana Faleiros Santana Castro
Pós-doutorado em reabilitação pela Universidade de Michigan – Estados Unidos (2014/2015). Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund – Alemanha (2012), mestre em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e graduada em Enfermagem pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – 2001). Foi enfermeira da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, unidade Belo Horizonte, durante 11 anos. Atualmente é professora doutora na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, no Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Líder do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora (Neurorehab), Membro da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação. Tem experiência na área de Reabilitação neuropsicomotora, com ênfase em pessoas com deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia, participação, autocuidado, atividades de vida diária, capacitação familiar, espinha bífida, paralisia cerebral, lesão medular, bexiga e intestino neurogênicos, cateterismo vesical intermitente e constipação intestinal.
Luiz Gustavo da Cunha de Souza
É professor de Sociologia na Universidade Federal de Santa Catarina . Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2006), com habilitações em Sociologia e Ciência Política, e fez Mestrado e Doutorado em Sociologia pela mesma universidade. Realizou pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado na área de Teoria Sociológica Contemporânea, especificamente sobre a teoria do reconhecimento formulada por Axel Honneth. No doutorado, também na área de Teoria Sociológica, desenvolveu pesquisa sobre os conceitos de reconhecimento (de Honneth) e de redistribuição (de Nancy Fraser) como alternativas para a reconstrução contemporânea da Teoria Crítica da Sociedade. A tese foi concluída em 2013 e apresenta uma discussão sobre a categoria de ‘desreconhecimento’. No ano de 2012 foi bolsista de doutorado-sanduíche na Johann Wolfgang Goethe Universität em Frankfurt sobre supervisão do professor Axel Honneth. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Alexander von Humboldt Stiftung e da CAPES na Goethe Universität (2014-2016) e pesquisador visitante no Institut für Sozialforschung em Frankfurt entre setembro de 2014 e julho de 2016; novamente sob supervisão do professor Axel Honneth, desenvolveu pesquisa sobre processos e contextos de desreconhecimento. Atua nas áreas de redistribuição e reconhecimento, sociologia contemporânea, sociologia clássica e teorias sociais.
Soraia Dornelles Schoeller
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Filosofia da Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e pós doutorado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto – ESEP/UP, com a pesquisa: Elementos conceituais para o cuidado de enfermagem em reabilitação como processo emancipatório. Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC, atuando na pós graduação e graduação em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina.
Profª DrªAdriana Dutra Tholl
Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (1997). Mestrado em Enfermagem pelo PEN/UFSC (2002). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina PEN/UFSC (2015). Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC. Vice líder do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina – NUPEQUISFAM-SC. Membro do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora – NEUROREHAB. Enfermeira do Centro Catarinense de Reabilitação/CER II (2012-2017). Enfermeira da Unidade de Internação Pediátrica HU/UFSC (1997-2001). Docente da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2001-2012). Docente da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina – FESSC (2010-2015). Atuante em Extensão Universitária (2003-2011 / 2017-). Áreas de atuação: Cuidado de Enfermagem às pessoas em Processo de Reabilitação. Enfermagem pediátrica. Cuidado às famílias. Extensão Universitária.
Profª Drª Luciana Neves da Silva Bampi
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (1992), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Realizou estágio Pós-doutoral na Universidade Complutense de Madrid (2014-15). É professora adjunta do Departamento de Enfermagem e orientadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília. Está em exercício provisório no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (2017). É pesquisador com experiência na área de enfermagem, com ênfase bioética, bioética clínica, ética em pesquisa, qualidade de vida, deficiência e reabilitação.